sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Você viu ?



Foi numa manhã de domingo que Abelardo Seboso chegou ao mercado de Vila da Posse trazendo consigo para vender aquela gordíssimo peru. Com o calor do sol se fazendo sentir cada vez mais e intensamente, apeou do cavalo junto ao tanque d’água, onde os animais abatiam a sede após horas de trajeto mata a fora. “Animal de homem de região distante não bebe água! É proibido”. Disse um homem se aproximando. Seboso pensou “por que não?” Pegou Rocinante, seu velho amigo, e o pôs junto às sombras de uma palmeira.
Abelardo Seboso ao entrar no mercado, já com suor por boa parte do corpo, notou que sua camisa, que foi ganha numa rinha, estava molhada e o peru – deduziu Seboso – deve estar de “saco cheio” de vir este tempo preso por entre meus dedos.

O mercado aos domingos era ponto de encontro, rever amigos, contar causos, grande lazer para muitos, no entanto, Seboso não veio com essa intenção “quero vender o peru” pensava ele.
Com seu conhecimento, desde a infância, em trocar e vender coisas, naquele dia gritou... gritou... “Quem quer? É só chegar, peru gordo por preço magro”. Pouco instante chegou junto a Seboso uma senhora com muita idade e pouca audição. “Escuta aqui mocinho... perua gorda é a mulher que te botou no mundo, e trate de soltar esta galinha que você traz na mão”.
Seboso como que estivesse acordado de um sono, viu-se segurando uma galinha magra diante de uma senhora. Largou a ave, assustado, correu. Já fora do mercado, viu Rocinante, burro magro sem forças para mastigar seu alimento, junto à sombra.
Abelardo Seboso começou a caminhar e perguntar a todos que encontrava. “Você viu um cavalo e um peru?”.




pirenco


Nenhum comentário: