domingo, 23 de janeiro de 2011

Fernando Pessoa - plural como o universo.




Está nas últimas a exposição Fernando Pessoa- plural como o universo no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Lá onde os objetos são nossos dialetos, onde nosso entrosamento linguístico ganha uma abordagem plural e independente e onde a poesia está solta.

Os escritos do poeta máximo de terras lusitanas, ganharam uma nova roupagem, como projeções, salas de espelhos, vida. Em plural como o universo, os heterônimos de Pessoa ficam mais claros, mais pop. Alberto Caeiro ficaria bestificado.

A exposição transmite com maestria a forma envolvente com a qual Pessoa desdenhava sobre suas obras. A liberdade de ir e vir, de começar pelo fim, e de terminar pelo começo me chama a atenção em qualquer que seja a exposição. Poético.





No fim, se é que eu posso falar no fim, uma vez não é suficiênte pra você digerir a empreitada. Você terá que ir pelo menos umas três, e não se arrependerás. Uma vez é só pra dizer que foi. Aos sábados é gratuito. Separe os próximos três e boa exposição!


Texto/Fotos: Danilo Cruz Manga.

2 comentários:

Anna Luísa Santos disse...

Me senti visitando a exposição com suas palavras!

òtimo, como sempre e mais uma vez,
Ótimo!

bru pirenco disse...

''Alberto Caeiro ficaria bestificado'' perfeito! e eu digo que Alvaro de Campos escreveria metáforas sobre a parceria da fundação marinho com o governo do Estado – parceria que “mantem” o espaço do museu. Se ele naum escrevesse por cansaço ou embriagueis ao menos diria aos ouvidos dos escritores marginais de hoje... 'façam versos livres que liberte'.